Evermonte Insights

Onde encontrar bons executivos(as) para ocupar cargos de CEO?

recrutamento-executivo-de-CEO

No recrutamento executivo, encontrar o profissional ideal é um desafio árduo, mas existem características comuns entre CEOs que podem orientar uma busca promissora dos profissionais mais cobiçados do mercado.

A seguir, confira a formação acadêmica e os cargos anteriores mais comuns entre atuais CEOs de grandes empresas brasileiras, de acordo com levantamento da Evermonte. Além disso, descubra também as habilidades emocionais mais requisitadas em 2022:

Formação acadêmica

A formação acadêmica também traz um recorte do perfil de CEOs, mostrando o caráter técnico dos executivos(as). Segundo um mapeamento interno da Evermonte, que levou em consideração os cursos de bacharelado de 150 CEOs de grandes empresas brasileiras, as formações mais comuns são relacionadas às áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia.

As áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia são as principais escolhas de graduação de CEOs brasileiros – informação que deve ser considerada durante o recrutamento executivo.

Mas a formação acadêmica para além do bacharelado não é tão robusta entre CEOs, segundo o ranking dos 100 CEOs com Melhor Desempenho do Mundo publicado pela Harvard Business Review em 2019. Apenas 31% dos 100 maiores CEOs do mundo possuem MBAs.

Direcionamento no recrutamento executivo: de onde vêm os CEOs?

Para CEOs, mais do que a área de formação, a experiência prévia é o que mais conta na hora do recrutamento executivo. Afinal, a trajetória do candidato(a) dita parcialmente se ele tem ou não o conhecimento necessário para performar bem em um novo cargo de alta gestão. 

Em grandes players brasileiros, dois setores lideram a lista de posições anteriores a um cargo de CEO. As posições prévias mais ocupadas por atuais CEOs são do ramo comercial (38,6%) e financeiro (22,7%) de empresas de grande porte.

O sócio da Evermonte Guilherme Abdala, explica o porquê dos resultados: “se o principal desafio da companhia são novos negócios, a tendência é que essa nova pessoa venha da área comercial. Se o principal desafio é caixa ou a empresa precisa de uma reestruturação financeira, a tendência é que o candidato seja encontrado, durante o recrutamento executivo, no ramo de finanças.

Uma tendência recente ainda não refletida nos números é a das empresas buscarem pessoas da área de operações. Os candidatos que trabalham neste setor tipicamente têm uma visão mais completa da empresa. Por isso, muitos diretores de operações hoje estão vindo cada vez mais com o olhar voltado para negócios”. Desta maneira, ter um histórico positivo nestas áreas em grandes companhias é um indicativo de que o(a) profissional já foi testado em grandes desafios em áreas complexas.

Para quem está à frente do recrutamento executivo, encontrar profissionais com esse background traz mais segurança de aptidão para tarefas que exigem mais do executivo(a).

No entanto, é preciso que a empresa contratante tenha delineado com clareza quais são os novos desafios que este profissional irá enfrentar. Ou seja, começar o recrutamento executivo buscando por profissionais que passaram pelo ramo comercial ou financeiro pode ser um bom ponto de partida, desde que estas áreas estejam alinhadas com o principal desafio da organização no momento.

evermonte-recrutamento-executivo-de-ceo.png

Habilidades emocionais

Em um primeiro momento, habilidades interpessoais podem não ser tão sensíveis durante o processo de recrutamento executivo, mas à medida que o processo seletivo avança, as questões comportamentais devem ser levadas em conta – e esta é uma tendência identificada para 2022 pelo LinkedIn. Segundo levantamento da empresa, as soft skills serão uma prioridade dos 92% dos recrutadores neste ano.

De acordo com a revista Forbes, as 3 soft skills mais almejadas deste ano para profissionais que desejam se destacar este ano são:

  • Integridade e ética;
  • Empatia;
  • Adaptabilidade 

A última da tríade, inclusive, foi apontada pelos C-Levels como a habilidade emocional que eles mais valorizam em seus colaboradores. Em um cenário volátil como o que o mercado de trabalho enfrenta desde o início da pandemia, esta se tornou uma característica indispensável também para CEOs.

Na Evermonte, a busca do candidato(a) ideal é feita com base em dados, com auxílio de diversas ferramentas, como o People Analytics, uma metodologia de inteligência artificial treinada com base em análises humanas. O recrutamento executivo se beneficia desse uso pela mitigação de vieses e principalmente por apoiar as escolhas em evidências fornecidas pelo sistema, aumentando a confiabilidade do processo e do resultado.

Entenda mais sobre outros dispositivos data driven usados pela Evermonte acompanhando as novidades enviadas pela nossa newsletter. Inscreva-se clicando aqui.


Siga a Evermonte nas redes sociais para ficar por dentro de nossos insights e projetos.

Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn

www.evermonte.com

Compartilhe esse artigo:

Insights Recentes

Anterior
Próximo

Inscreva-se para receber nossa newsletter.

Queremos
escutar você

Entre em contato:

Porto Alegre

Av. Praia de Belas 1212 – 1123
CEP 90110-000
51 3533-8460

Florianópolis

Rua Bocaiuva, 2125 2º andar
CEP 88015-530
(48) 3029-3460

A Evermonte faz parte do grupo Evermonte Executive Search. Grupo de recrutamento e seleção executivo com reconhecida experiência no mercado nacional. A Evermonte está estruturada com as melhores práticas digitais para atender os mais complexos projetos no território brasileiro realizando o recrutamento e seleção de profissionais para alta gerência, C-Level e Top Management.

Este site faz uso de cookies. Ao acessar o site www.evermonte.com , você concorda com a inclusão de cookies em seu dispositivo.

Queremos
escutar você

Entre em contato:

São Paulo

Av. Brigadeiro Faria Lima, 4.221 – 1º Andar 
CEP 04538-133
(11) 2657-7314

Porto Alegre

Av. Praia de Belas 1212 – 1123
CEP 90110-000
(51) 3533-8460

Florianópolis

Rua Bocaiuva, 2125 2º andar
CEP 88015-530
(48) 3029-3460

A Evermonte faz parte do grupo Evermonte Executive Search. Grupo de recrutamento e seleção executivo com reconhecida experiência no mercado nacional. A Evermonte está estruturada com as melhores práticas digitais para atender os mais complexos projetos no território brasileiro realizando o recrutamento e seleção de profissionais para alta gerência, C-Level e Top Management.