Evermonte Insights

Transformação Digital: 3 caminhos quase inexplorados para aplicar na sua empresa

caminhos-transformacao-digital

Empresas tradicionais e com visão simplista, veem a transformação digital como uma necessidade porque é essa a decisão que os concorrentes estão tomando. À primeira vista, ter um domínio registrado na internet e redes sociais chamativas parecem cumprir a meta de colocar a empresa na Era Digital.

No entanto, a transformação digital, em sua essência, conta com a mudança de processos desde a base, orientando toda a dinâmica da companhia para tendências de crescimento relacionadas ao uso de dados e inteligência artificial.

Inclusive, as lideranças que passaram por processos de transformação digital robustos comentam que as mudanças de processo e digitalização são a ponta do iceberg. O que realmente importa é a mudança cultural que a empresa irá percorrer. 

Confira a seguir três caminhos para aplicar a transformação digital da sua empresa com foco nas tendências previstas para 2022:

mao-de-robo-mao-de-homem-transformacao-digital-evermonte

1 – Buscar talentos alinhados às tendências em alta para a transformação digital

O começo da pandemia e adaptação ao modelo home office demonstrou o quanto as empresas tendem a garantir que o máximo de trabalho possa ser feito à distância.

Contar com segurança digital forte, concentrar dados em ferramentas e garantir o funcionamento dos sistemas internos forçou empresas a entrarem na busca por profissionais de dados. Ou seja, o mercado que já estava aquecido foi tomado pela pela urgência das empresas em agir com a transformação digital.

Assim como o Brasil, países como Estados Unidos e Canadá estão na corrida por profissionais altamente qualificados em tecnologia da informação.

Essa busca vai de encontro com as projeções mostradas no relatório Future of Jobs 2020, do Fórum Mundial Econômico. Segundo o documento, estima-se que metade de todos os trabalhadores do mundo vão precisar de requalificação até 2025 e entre as competências mais desejadas estão as técnicas, como programação e user experience.

Dentro da competição por bons profissionais, uma forma de captação para buscar talentos em desenvolvimento é por meio de programas trainee. Nesse processo, o candidato encontra benefícios escaláveis e vislumbra a possibilidade de ascensão na carreira. 

Por ser uma área relativamente nova e com remunerações cada vez mais crescentes, diversas companhias começaram a investir em processos de treinamento mais robustos, desenvolvendo os talentos.

Para profissionais mais experientes e com alto know-how, a melhor via de entrada é por meio do recrutamento especializado. Ou seja, a empresa que busca perfis de profissionais que estão em alta precisa investir em processos seletivos que consigam rastrear tais competências. 

Simultaneamente, é preciso direcionar a cultura da empresa para que ela seja orientada para agregar nos times mais talentosos, alinhados às novas exigências do mercado.

homem-usando-smartphone-evermonte

2 – Aperfeiçoar serviços internos com dados coletados de clientes

Sistemas de inteligência artificial são alimentados por um produto básico: dados. E é a partir dos inputs de clientes que os programas com IA podem aperfeiçoar seus algoritmos e fazer o breakthrough para a transformação digital.

A partir dos dados fornecidos pela base de usuários que são clientes da empresa, os resultados podem guiar a melhoria de serviços internos. Além disso, podem inclusive gerar insights para o desenvolvimento de novos produtos que podem ser de interesse da base atual.

Atualmente, as empresas de tecnologia se concentram em oferecer recursos personalizados para seus usuários de acordo com seu comportamento dentro de sites e aplicativos. O Nubank, por exemplo, passou a oferecer uma interface personalizada ao usuário de acordo com seu histórico de navegação, priorizando as funcionalidades mais usadas.
Colocar o cliente no centro é a base para uma transformação digital perene e que gera resultados tangíveis para a companhia.

recrutamento-especializado-evermonte

3 – Buscar apoio em serviços digitais, mas calibrar o lado o humano

Enquanto as máquinas ficam cada vez mais desenvolvidas, os seres humanos por trás delas também precisam evoluir – é o que também mostra o relatório Future of Jobs 2020, do Fórum Econômico Mundial.

Segundo o relatório, algumas das habilidades mais desejadas para 2025 são: inteligência emocional, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.

Em consonância com isso, a busca por cursos relacionados a desenvolvimento pessoal tem aumentado significativamente. Entre abril e junho de 2020 houve um aumento de 88% na busca por cursos de desenvolvimento pessoal entre pessoas empregadas.

O futuro das empresas está atrelado a sua capacidade de fazer a transformação digital nas raízes do negócio, reconstruindo inclusive a cultura empresarial no percurso. Porém, apesar do momento ser de atenção a dados e números, o capital humano é, agora, mais valioso e mais estimado do que nunca.

Quer saber mais sobre transformação digital e fator humano em um processo de recrutamento executivo? Entre em contato conosco.


Siga a Evermonte nas redes sociais para ficar por dentro de nossos insights e projetos.

Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn

www.evermonte.com 

Compartilhe esse artigo:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Insights Recentes

Anterior
Próximo

Inscreva-se para receber nossa newsletter.

Queremos
escutar você

Entre em contato:

Porto Alegre

Av. Praia de Belas 1212 – 1123
CEP 90110-000
51 3533-8460

Florianópolis

Rua Bocaiuva, 2125 2º andar
CEP 88015-530
(48) 3029-3460

A Evermonte faz parte do grupo Evermonte Executive Search. Grupo de recrutamento e seleção executivo com reconhecida experiência no mercado nacional. A Evermonte está estruturada com as melhores práticas digitais para atender os mais complexos projetos no território brasileiro realizando o recrutamento e seleção de profissionais para alta gerência, C-Level e Top Management.

Este site faz uso de cookies. Ao acessar o site www.evermonte.com , você concorda com a inclusão de cookies em seu dispositivo.

Queremos
escutar você

Entre em contato:

Porto Alegre

Av. Praia de Belas 1212 – 1123
CEP 90110-000
51 3533-8460

Florianópolis

Rua Bocaiuva, 2125 2º andar
CEP 88015-530
(48) 3029-3460

A Evermonte faz parte do grupo Evermonte Executive Search. Grupo de recrutamento e seleção executivo com reconhecida experiência no mercado nacional. A Evermonte está estruturada com as melhores práticas digitais para atender os mais complexos projetos no território brasileiro realizando o recrutamento e seleção de profissionais para alta gerência, C-Level e Top Management.