Evermonte Insights

Como usar a tecnologia inteligente para tornar o trabalho mais humano

tecnologia-inteligente-trabalho-humanizado

A próxima onda de tecnologia digital – a tecnologia inteligente ou internet das coisas – tem o potencial e o poder de nos ajudar a reumanizar o trabalho, mas isso exigirá que os líderes organizacionais tomem decisões estratégicas, cuidadosas e informadas para garantir que a tecnologia seja usada para aprimorar nossa humanidade.

Em vez de fazer o mesmo trabalho mais rápido e com menos pessoas, a tecnologia inteligente cria uma oportunidade para redesenhar trabalhos e reengenharia de fluxos de trabalho para permitir que as pessoas se concentrem nas partes do trabalho para as quais os humanos são particularmente melhores, como construção de relacionamentos, tomada de decisão intuitiva, empatia e resolução de problemas

Não importa qual seja o setor em que trabalhamos, estamos muito mais conectados do que nunca, e é difícil ignorar a crescente dependência da tecnologia em todos os aspectos de nossas vidas. Nossa confiança nessas ferramentas novas e em evolução muitas vezes desperta a preocupação de que a tecnologia no local de trabalho ameace empregos e segurança econômica.

Ainda hoje ouvimos comentários negativos sobre o impacto potencial da tecnologia em nosso futuro. O relatório “The Future of Jobs”, recentemente publicado pelo Fórum Econômico Mundial, revela que 50% das empresas acreditam que a automação, na verdade, diminuirá a força física de trabalho até 2022.

Mas, ao contrário desses temores, a tecnologia não é um obstáculo aos postos de trabalho, mas sim, é o catalisador para resolver alguns dos maiores problemas que nossa força de trabalho enfrenta hoje. O estudo ainda apontou que, aos poucos, o mundo corporativo está mudando e algumas empresas já começaram a viver a quarta revolução industrial.

No Brasil, mesmo a passos tímidos, essa realidade não é diferente. Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), menos de 2% das empresas estão inseridas neste conceito global. Porém, para os próximos dez anos, a expectativa é positiva: 15% das indústrias do país devem atuar no conceito de indústria 4.0.

Como atrair e reter os melhores executivos(as) em tecnologia?

tecnologia-inteligente

Tecnologia inteligente a favor do trabalho humano

Os negócios estão recorrendo a ferramentas digitais para automatizar muitas operações do dia a dia. Quando a tecnologia elimina o tédio das tarefas diárias, há mais tempo disponível para colaboradores e gerentes colaborarem, pensarem de forma criativa e alinharem as funções e interesses com os objetivos da empresa. Eles podem passar mais tempo envolvidos com o trabalho que os inspira e interessa, o que, por sua vez, aumenta a produtividade e a felicidade geral.

A tecnologia também facilita a conexão – um benefício importante quando muitos de nós trabalhamos remotamente. As videoconferências e reuniões ainda permitem conversas cara a cara e podem promover o importante relacionamento entre lideranças e outras interações da equipe.

Incorporar as ferramentas à nossa disposição no ambiente de trabalho facilita as conexões, deixando espaço para os colaboradores em suas agendas focarem no que realmente importa. Esse estilo de engajamento “integrado na rotina diária” oferece mais oportunidades de conexão e desenvolvimento humano.

E as pessoas estão se adaptando a essa nova realidade, como a pesquisa da PwC deixa claro: mais da metade de todos os funcionários expressam preferência por soluções totalmente digitais ou uma mistura de soluções digitais e presenciais quando se trata de funções de desenvolvimento profissional e de RH, como feedback contínuo de desempenho, treinamento de trabalho real time e receber e fornecer treinamento e desenvolvimento regulares.

Como reduzir o turnover e reter bons executivos?

Como introduzir a tecnologia inteligente em sua organização?

Mas como introduzir a tecnologia inteligente em sua organização? Abaixo estão dois passos para ajudar você.

1. Identifique os principais pontos problemáticos para determinar os casos de uso corretos.

Eles devem se concentrar em áreas em que a tecnologia inteligente pode assumir tarefas rotineiras que podem otimizar cargas de trabalho não gerenciáveis ​​e reduzir o estresse do trabalhador. Descreva exatamente quais tarefas e tomadores de decisão serão retidos e quais tarefas serão automatizadas quando o sistema for implementado. Isso inclui identificar como a automação será supervisionada por alguém com experiência no assunto.

Escolha a tecnologia inteligente certa para o trabalho. Certifique-se de que as suposições incorporadas à tecnologia inteligente estejam alinhadas com seus valores. E certifique-se de que as tarefas que exigem empatia e intuição serão atribuídas às pessoas, enquanto tarefas como entrada de dados ou análise de grandes quantidades de dados serão atribuídas à tecnologia inteligente – e não o contrário.

2. Crie um ciclo virtuoso de testes, aprendizado e aprimoramento.

Avance com cuidado e devagar, pois pode ser difícil desfazer os danos da automação quando a tecnologia inteligente estiver em vigor. Faça um teste piloto do novo sistema e fluxo de trabalho para garantir que suas expectativas e suposições estejam corretas.

A tecnologia inteligente e a automação podem tornar o trabalho e os locais de trabalho mais gratificantes e menos exaustivos. Mas fazer isso exige que os líderes se aprofundem nas implicações da automação e façam escolhas inteligentes e éticas sobre o uso de tecnologia que melhore nossa humanidade e torne o trabalho melhor, mais saudável e mais feliz para todos.

Ao usar a tecnologia a nosso favor, estamos criando mais tempo para focar nas coisas boas: trabalho significativo em torno da criatividade, colaboração, motivação, comunicação e engajamento e colocar os colaboradores em primeiro lugar é fundamental para criar um local de trabalho mais humano.

O local de trabalho do futuro será, sem dúvida, muito diferente do que é hoje, provavelmente de muitas maneiras que não podemos prever, mas as empresas mais bem-sucedidas serão aquelas que usam a tecnologia como ferramenta para garantir que permaneçam focadas no que mais importa: suas pessoas.

A tecnologia muda a forma como trabalhamos e pode ser um grande benefício. Cabe a todos nós evoluir e atualizar nossas habilidades para corresponder a esse avanço. Com a preparação certa para esse desafio, podemos não apenas evitar grande parte da interrupção, mas também usar a tecnologia para voltar a construir relacionamentos e fortalecer a conexão humana que é tão importante em ambientes de trabalho positivos.

A Evermonte trabalha para trazer lideranças com as competências ideais para a sua companhia, sejam elas mais tecnológicas e/ou humanizadas, de acordo com o alinhamento ideal para o negócio. Entre em contato conosco e saiba mais.


Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de nossos insights e projetos.

Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn

www.evermonte.com

Compartilhe esse artigo:

Insights Recentes

Anterior
Próximo

Inscreva-se para receber nossa newsletter.

Queremos
escutar você

Entre em contato:

Porto Alegre

Av. Praia de Belas 1212 – 1123
CEP 90110-000
51 3533-8460

Florianópolis

Rua Bocaiuva, 2125 2º andar
CEP 88015-530
(48) 3029-3460

A Evermonte faz parte do grupo Evermonte Executive Search. Grupo de recrutamento e seleção executivo com reconhecida experiência no mercado nacional. A Evermonte está estruturada com as melhores práticas digitais para atender os mais complexos projetos no território brasileiro realizando o recrutamento e seleção de profissionais para alta gerência, C-Level e Top Management.

Este site faz uso de cookies. Ao acessar o site www.evermonte.com , você concorda com a inclusão de cookies em seu dispositivo.

Queremos
escutar você

Entre em contato:

São Paulo

Av. Brigadeiro Faria Lima, 4.221 – 1º Andar 
CEP 04538-133
(11) 2657-7314

Porto Alegre

Av. Praia de Belas 1212 – 1123
CEP 90110-000
(51) 3533-8460

Florianópolis

Rua Bocaiuva, 2125 2º andar
CEP 88015-530
(48) 3029-3460

A Evermonte faz parte do grupo Evermonte Executive Search. Grupo de recrutamento e seleção executivo com reconhecida experiência no mercado nacional. A Evermonte está estruturada com as melhores práticas digitais para atender os mais complexos projetos no território brasileiro realizando o recrutamento e seleção de profissionais para alta gerência, C-Level e Top Management.