Evermonte Insights

5 características imprescindíveis para buscar em cargos de CEO

recrutamento-executivo-evermonte

Ocupar uma posição de liderança é tomar decisões que afetam o presente e o futuro de uma companhia. Antes de tudo, porém, as decisões tomadas dentro da sala de reuniões impactam o dia a dia e até a vida pessoal dos funcionários. Então, para ser um grande líder é necessário desenvolver antes de mais nada características que ajudem a desempenhar o papel de maior valor da empresa.

De acordo com profissionais de diretoria executiva, existem atributos em comum entre as lideranças que se destacam. Eventualmente, enxergar tais qualidades auxiliam a desenhar o perfil de quem deverá ocupar o cargo de CEO em uma companhia. Além disso, os atributos servem para inspirar o desenvolvimento de pessoas que desejam ser encontradas por uma equipe de recrutamento executivo.

Confira a seguir os 5 atributos mais desejáveis em um CEO de alto nível buscados no processo de recrutamento executivo:

1. Capacidade de adaptação veloz

O modelo de startups trouxe para o mercado o senso de urgência na construção e solidificação das marcas. Se alguns dos CEO’s do passado já sentiam essa necessidade, agora essa qualidade tende a ser requisitada durante o recrutamento executivo.

Além disso, CEOs precisaram fazer escolhas decisivas e com grande velocidade frente ao início da pandemia e isso moldou o cenário enfrentado por cada uma das companhias.

2. Obstinação em aprender

CEOs possuem um genuíno desejo de aprender e uma curiosidade aguçada. Contudo, nem sempre a forma de chegar ao conhecimento é o caminho mais percorrido pela maioria. Bill Gates, por exemplo, é conhecido, dentre muitos atributos, por ser um leitor voraz. Mas, juntamente com essa sede, o bilionário carrega com ele a necessidade de ver na prática conceitos aprendidos nos livros.

Em outras palavras, CEOs buscam conhecimento de variadas formas. Segundo a McKinsey, altos executivos renovam seus conhecimentos em conversas com colegas, com mentores e praticando o desenvolvimento de novas habilidades.

aprendizado-ceo-recrutamento-executivo-evermonte

3. Protagonismo na troca entre gerações

Durante o recrutamento, executivos à moda antiga poderiam chegar a questionar a mistura de gerações no mesmo time. Hoje, a diversidade geracional é uma pauta latente e o CEO deve ser protagonista na busca do equilíbrio entre as equipes. 

Os benefícios para a empresa vêm na forma de melhor aproveitamento do que cada geração tem de skills. Além disso, a empresa se torna um ambiente mais diverso, o que fomenta um espaço para ideias fora da caixa. O CEO, por sua vez, precisa garantir um ambiente estimulante às potencialidades de cada grupo, buscando motivadores para cada perfil.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o CEO da Oracle, Rodrigo Galvão, disse que “O melhor momento para conhecer gente é como estagiário, as pessoas adoram estar próximas e ensinar”. A fala de Rodrigo demonstra como a troca entre novatos e veteranos é frutífera. Definitivamente, o aprendizado vai além do conhecimento técnico, reverberando em relações mais próximas entre os membros de uma equipe.

evermonte-recrutamento-executivo-ceo-confiavel

4. Demonstrar fragilidades

A crise gerada pela pandemia trouxe fortes lições. Ficou nítido que, em períodos turbulentos, o lado pessoal do colaborador também precisa ganhar respaldo dentro das empresas. Esse foi um dos maiores desafios de líderes e também de profissionais que fazem recrutamento executivo, já que estes precisaram olhar para muito além das hard skills dos candidatos.

Nesse momento, os CEOs precisaram se conectar ainda mais profundamente com seus funcionários. Segundo a revista Forbes, a vulnerabilidade é a base para construção de relacionamentos humanos. Afinal, relações de confiança são fortalecidas com contatos mais pessoais. 

5. Atenção aos ciclos e processos

O senso comum traz a ideia de que CEOs precisam ter iniciativa. Por outro lado, pouco se fala da “acabativa”, com perdão do neologismo. Além de ser necessário iniciar uma transição, um CEO precisa ter a perspicácia de identificar e/ou declarar o fim de um ciclo. 

Ou seja, o CEO trazido pelo recrutamento executivo deve ter iniciativa para promover mudanças, acompanhar os processos e não esquecê-los, mas finalizar as ações quando for o momento e mensurar os resultados.

Assim como a economia passa por ciclos, as empresas também, e é necessário ter atenção a esses movimentos.

No momento do recrutamento executivo, selecionar um candidato que combina tamanho desenvolvimento pessoal e técnico é um desafio. Além de ser um processo que leva tempo, tais profissionais geralmente não estão disponíveis no mercado. Ou seja, é necessário descobri-los, ir até eles e captar mais do que apenas a atenção.

Por último, o recrutamento executivo da Evermonte conta com essa atração especializada, que leva em consideração as características imprescindíveis em cargos de CEO. Portanto, a Evermonte se dedica a identificar pessoas fora da curva, outliers que podem fazer as mudanças chave na posição que ocupam. Sinta como é contar com a equipe certa para fazer recrutamento executivo que vai mudar o curso de uma história. Fale com a Evermonte clicando aqui. 




Siga a Evermonte nas redes sociais para ficar por dentro de nossos insights e projetos.

Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn

www.evermonte.com 

Compartilhe esse artigo:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Insights Recentes

Anterior
Próximo

Inscreva-se para receber nossa newsletter.

Queremos
escutar você

Entre em contato:

Porto Alegre

Av. Praia de Belas 1212 – 1123
CEP 90110-000
51 3533-8460

Florianópolis

Rua Bocaiuva, 2125 2º andar
CEP 88015-530
(48) 3029-3460

A Evermonte faz parte do grupo Evermonte Executive Search. Grupo de recrutamento e seleção executivo com reconhecida experiência no mercado nacional. A Evermonte está estruturada com as melhores práticas digitais para atender os mais complexos projetos no território brasileiro realizando o recrutamento e seleção de profissionais para alta gerência, C-Level e Top Management.

Este site faz uso de cookies. Ao acessar o site www.evermonte.com , você concorda com a inclusão de cookies em seu dispositivo.

Queremos
escutar você

Entre em contato:

Porto Alegre

Av. Praia de Belas 1212 – 1123
CEP 90110-000
51 3533-8460

Florianópolis

Rua Bocaiuva, 2125 2º andar
CEP 88015-530
(48) 3029-3460

A Evermonte faz parte do grupo Evermonte Executive Search. Grupo de recrutamento e seleção executivo com reconhecida experiência no mercado nacional. A Evermonte está estruturada com as melhores práticas digitais para atender os mais complexos projetos no território brasileiro realizando o recrutamento e seleção de profissionais para alta gerência, C-Level e Top Management.