Evermonte Insights

Turnover: Por que os colaboradores estão permanecendo menos tempo nas companhias?

por-que-os-colaboradores-estao-permanecendo-menos-tempo-nas-companhias-evermonte-headhunter

Turnover: Por que os colaboradores estão permanecendo menos tempo nas companhias? | Evermonte Executive Search

Hoje, o Brasil é o país com maior índice de turnover a nível global (cerca de 56%), Além disso, em 2023, 39% dos desligamentos no Brasil foram voluntários, isto é, por iniciativa do colaborador. Ambos os dados trazem consigo, além de um reflexo direto das implicações pós-pandêmicas, um claro retrato do perfil profissional que vem sendo delineado nos últimos anos. Cada vez mais, o tempo de permanência nas companhias está diminuindo, sobretudo em função das novas lógicas de projeção de carreira e sucesso profissional.

Em relação ao mercado executivo, podemos observar mudanças sem precedentes. Antes, uma única pessoa poderia ocupar, por anos, a mesma posição. Entretanto, a centelha da inquietude vêm batendo à porta, com uma mensagem que, ao que parece, tem se perpetuado entre as percepções das novas lideranças: O sucesso não está mais atrelado à permanência ad aeternum em uma mesma companhia. Está, na verdade, fortemente conectado à capacidade de reinventar-se todos os dias.

Decisões arrojadas estão impulsionando líderes resilientes, e fomentando ainda mais a competitividade das empresas em um cenário de escassez de talentos. Talvez, as pessoas não estejam mais dispostas a vivenciar más experiências em troca de estabilidade. Talvez, alguns líderes estejam prontos para empreender. Ou, a satisfação profissional, em alguns casos, seja mais importante do que um pacote robusto de remuneração. Independentemente dos múltiplos motivos que incitam a não-permanência, uma coisa é inquestionável: a estrutura remuneratória é extremamente importante em termos de retenção de talentos, mas, no final do dia, o projeto faz toda a diferença.

Isso significa que o aumento do turnover é, pelo menos nos moldes tradicionais de gestão, inevitável. Novos projetos surgem a todo momento, e a movimentação decorre exatamente disso. As pessoas querem atuar em espaços onde possam deixar o seu legado, onde sejam ouvidas, onde consigam, de fato, gerar resultados. Logo, sua trajetória profissional será guiada pela transformação contínua.

Mas, o que as companhias podem fazer a respeito? Há maneiras de reverter ou mitigar os índices de rotatividade?

Em primeiro lugar, deve-se operar em uma lógica de inovação constante. O colaborador pode estar no mesmo lugar há anos, mas precisa sentir como se, dia após dia, estivesse em ambientes totalmente diferentes. Ele precisa ser desafiado a ampliar suas ideias e colocá-las em prática. E, claro, ter abertura e suporte suficientes para fazê-lo com êxito. Além disso, investir esforços em novos modelos e estratégias de gestão, incluindo o fomento de um mindset de lifelong learning, pode ser um ótimo começo. O terceiro ponto pode parecer óbvio, mas também precisa ser feito: é necessário ouvir o que as pessoas têm a dizer.

Compreendendo as insuficiências de dentro para fora, as chances de reter bons profissionais inclinados à movimentação podem aumentar consideravelmente.


Para você, por que as lideranças estão ficando menos tempo em seus cargos? O que as leva optar pela movimentação de carreira?

Turnover: Por que os colaboradores estão permanecendo menos tempo nas companhias? | Evermonte Executive Search

Compartilhe esse artigo:

Insights Recentes

Anterior
Próximo

Inscreva-se para receber nossa newsletter.

Queremos
escutar você

Entre em contato:

Contato

(11) 2657-7314

São Paulo

Av. Brigadeiro Faria Lima, 4.221
1º Andar
CEP 04538-133

Porto Alegre

Rua Manoelito de Ornellas, 55
CEP: 90110-230

Florianópolis

Rua Bocaiuva, 2125 – 2º Andar
CEP 88015-530

Curitiba

Rua Pasteur, 463 – 13º Andar
CEP 80250-104

Joinville

Rua Expedicionário Holz, 550 – 13º Andar
CEP 89201-740

A Evermonte faz parte do grupo Evermonte Executive Search. Grupo de recrutamento e seleção executivo com reconhecida experiência no mercado nacional. A Evermonte está estruturada com as melhores práticas digitais para atender os mais complexos projetos no território brasileiro realizando o recrutamento e seleção de profissionais para alta gerência, C-Level e Top Management.