Evermonte Insights

Envolvendo e influenciando seu conselho em uma era de mudanças rápidas

envolvendo-e-influenciando-seu-conselho-em-uma-era-de-mudancas-rapidas

Causar impacto quando você é membro do conselho é importante. Saber envolver e influenciar é resultado de um conjunto de estratégias-chave para aumentar sua credibilidade, moldar e promover sua agenda com os membros da diretoria.

A maioria dos CEO’s experientes sabe que nunca deve surpreender seus conselhos com a necessidade de tomar uma decisão rápida em torno de uma grande aposta. Contudo, no mundo das mudanças e decisões rápidas de hoje, a fluidez da tecnologia, questões ambientais, pandemias globais e demandas sociais, desenvolver competências essenciais, experiência especializada e aprimorar a compreensão sobre a organização, são algumas das principais características de um membro do conselho eficaz – além do timing para a tomada de decisões. Mas, isso não é o suficiente para influenciá-lo.

Segundo os professores Edward J. Zajac e Razvan Lungeanu, da Northeastern University, a influência na estratégia corporativa é maior quanto mais amplitude e profundidade houver na formação do diretor. Os resultados da pesquisa mostraram que adicionar um diretor amplo e profundo (em oposição a outro que possua apenas uma dessas caraterísticas) com experiência no uso da inovação como forma de diferenciação competitiva, traduziu-se em uma diferença de 30% nas atividades de P&D da empresa um ano depois.

Influenciar e causar impacto é ainda mais desafiador quando se é representante de um grupo minoritário no conselho (uma mulher em um conselho exclusivamente masculino, por exemplo) ou de uma área de muita inovação tecnológica (CTO – Chief Technical Officer, por exemplo). Nessas posições, há espaço para que o executivo(a) ajude a organização a fazer a mudança de paradigma necessária para movê-la de um estado de pensamento de grupo.

Quais os benefícios de manter o envolvimento e influenciar os membros do conselho?

Apesar do conselho ser composto de membros individuais, com especializações específicas, que precisam dominar sua contribuição na sala de reuniões, eles têm muito pouco poder atuando individualmente.

Agindo em consenso, o conselho tem o poder de realizar ou delegar todos os negócios da organização e garantir sua viabilidade de longo prazo à medida que se mantém fiel ao seu propósito. Nesse processo, espera-se que os interesses dos acionistas, principais stakeholders e as comunidades em que a organização opera sejam considerados.

Por isso, ao executivo(a) traçar estratégias de envolvimento e influência no conselho, primeiramente, deve-se certificar que sua agenda auxilia a cumprir tais objetivos. E, uma vez que os membros discutem as questões minuciosamente e tomam uma decisão em grupo, o executivo deve sempre criar um cenário favorável para discussões que formam a base da tomada de decisões futuras.

A influência na sala de reuniões é uma responsabilidade que deve ser assumida, afinal, de tempos em tempos, o executivo(a) deseja efetuar o desenvolvimento de uma proposta ou introduzir um novo conceito no funcionamento da organização.

Você quer influência? Aborde o que importa para os outros. A maioria dos conselhos não querem ser o “juiz”. Eles querem causar um verdadeiro impacto estratégico ajudando e apoiando a equipe de gerenciamento.

Juntamente com a influência, o envolvimento do conselho na estratégia do diretor também é importante. Um conselho engajado é uma equipe com visão de futuro e colaborativa que se esforça para colocar sua experiência em prática. Nessas circunstâncias são capazes de criar o impacto que você deseja e tornar as organizações mais significativas.

Estratégias-chave para envolver e influenciar seu conselho

1. Coloque o C-Suite ao seu lado 

Você terá muito mais influência no conselho como um todo se envolver apoiadores na sala.

Demonstre sua capacidade de trabalhar em silos e de se conectar com outros líderes no nível corporativo, principalmente aqueles que são estratégicos na aprovação da sua agenda. Além do CEO, Diretor Comercial e Financeiro são exemplos relevantes para todas as áreas. 

2. Entenda o que um membro do conselho precisa 

O conselho não tem ideia do porquê tudo não pode ser mais fácil, rápido e simples. É fundamental entender o que um membro do conselho quer ouvir e, normalmente, esta discussão está associada ao risco, à informações relevantes e perspectivas oportunas confiáveis, facilmente comparáveis ​​com outros dados e, acima de tudo, claras e de  fácil compreensão. 

Para tornar sua apresentação mais receptiva, aqui vão algumas dicas:

  • Permita que o conselho se prepare completamente: forneça um relatório informativo com a agenda e outros documentos da reunião, para que os diretores estejam “atualizados” antes de você apresentar;
  • Defina o conteúdo em um nível apropriado: saiba que o que entra em um relatório depende do que o conselho já sabe, do quão importante são as informações de apoio, e claro, dos riscos envolvidos;
  • Desenvolva uma ótima comunicação para transmitir as informações certas de uma maneira acessível.

3. Conhecer pontos de entrada do conselho 

Quanto melhor você, como executivo, for capaz de entender a respectiva cultura do conselho e a dinâmica coletiva, mais poderá adaptar sua abordagem de forma a aumentar o nível de ressonância com os membros.

Muitas vezes, você precisa disputar tempo para se dirigir a diretoria, seja como um grupo reunido ou em encontros individuais. Em muitos casos, o ponto de entrada para mais tempo presencial pode vir por meio de um comitê

Esses subgrupos podem ajudar tanto pela experiência com um público menor, facilitando a transmissão de materiais complexos, quanto na formação de alianças com diretores individuais que, ao se aproximar do conselho maior, estes membros do comitê podem atuar como vozes valiosas de apoio

4. Aumente sua eficácia como líder individual

É fundamental que um executivo envolva o conselho em um nível apropriado e de maneira adequada. Para causar impacto, você precisa ser notado, você precisará encontrar maneiras de chamar a atenção.

Há uma riqueza de estratégias e abordagens alternativas que um líder pode empregar para se preparar para o sucesso. Coaching executivo, orientação do CEO, orientação de outros executivos mais experientes ou até mesmo de outros membros do conselho, além de simulações de reuniões do conselho são métodos altamente valiosos.

É importante reconhecer que organizações diferentes têm experiências diferentes. O conselho está sempre mudando com as tendências de governança. E mesmo quando o executivo(a) puder criar seu papel para que ele atenda às necessidades do Conselho, deve estar preparado para que isso mude com o tempo.

Os esforços precisarão ser flexíveis e se adaptar a novos conselheiros adicionados que trazem um novo tipo de experiência para a discussão. Do contrário, deixar de envolver um conselho de forma eficaz pode não apenas significar uma oportunidade perdida de encontrar uma solução melhor para a organização, mas também afetar as perspectivas de carreira do C-level.


Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de nossos insights e projetos.

Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn

www.evermonte.com

Compartilhe esse artigo:

Insights Recentes

Anterior
Próximo

Inscreva-se para receber nossa newsletter.

Queremos
escutar você

Entre em contato:

Porto Alegre

Av. Praia de Belas 1212 – 1123
CEP 90110-000
51 3533-8460

Florianópolis

Rua Bocaiuva, 2125 2º andar
CEP 88015-530
(48) 3029-3460

A Evermonte faz parte do grupo Evermonte Executive Search. Grupo de recrutamento e seleção executivo com reconhecida experiência no mercado nacional. A Evermonte está estruturada com as melhores práticas digitais para atender os mais complexos projetos no território brasileiro realizando o recrutamento e seleção de profissionais para alta gerência, C-Level e Top Management.

Este site faz uso de cookies. Ao acessar o site www.evermonte.com , você concorda com a inclusão de cookies em seu dispositivo.

Queremos
escutar você

Entre em contato:

São Paulo

Av. Brigadeiro Faria Lima, 4.221 – 1º Andar 
CEP 04538-133
(11) 2657-7314

Porto Alegre

Av. Praia de Belas 1212 – 1123
CEP 90110-000
(51) 3533-8460

Florianópolis

Rua Bocaiuva, 2125 2º andar
CEP 88015-530
(48) 3029-3460

A Evermonte faz parte do grupo Evermonte Executive Search. Grupo de recrutamento e seleção executivo com reconhecida experiência no mercado nacional. A Evermonte está estruturada com as melhores práticas digitais para atender os mais complexos projetos no território brasileiro realizando o recrutamento e seleção de profissionais para alta gerência, C-Level e Top Management.