Evermonte Insights

Construindo continuidade nos negócios familiares

negocios-familiares

Embora as empresas familiares evoluam e a liderança mude, o propósito e os valores podem atuar como uma ponte entre a geração atual  e a seguinte.

A continuidade dos negócios é particularmente importante para os líderes de empresas familiares. Se manter o capital familiar compartilhado por várias gerações for o objetivo, nutrir uma riqueza resiliente e sustentável é uma estratégia ideal para alavancar as vantagens competitivas. Afinal, quando uma empresa familiar está em risco, o legado familiar também está. 

Fundadores e líderes que desenvolvem empresas familiares bem-sucedidas ao longo do tempo querem saber se seus negócios e suas famílias prosperarão depois que eles partirem – e que o legado que eles criaram não será corroído nem perdido. Bem, as estatísticas falam por si só. Seja pelo receio da geração atual ou pelo possível desinteresse da geração seguinte, apenas um terço das empresas familiares fazem a transição para a liderança da segunda geração. Nos últimos cinco anos esse número caiu para 19%, segundo dados da Harvard Business Review. O relatório NextGens 2022 da PwC revelou que a geração atual está segurando firme por enquanto: 39% dos NextGens dizem que há uma resistência em sua empresa para abraçar a mudança de liderança.

Para vencer essas barreiras e gerenciar a transição de liderança com sucesso, as famílias de negócios precisam trabalhar juntas para definir seus valores familiares, o objetivo geral de seus negócios e o legado que desejam criar. Eles podem então usar esse conhecimento colaborativo como uma espécie de “Norte” para os passos futuros. Embora as empresas familiares evoluam e a liderança mude, um conjunto compartilhado de valores, propósito e visão podem construir uma ponte forte entre uma geração e a seguinte.

Os perigos de não planejar

Apesar da existência de inúmeras pesquisas retratando a importância do planejamento de sucessão, apenas 30% das empresas familiares em todo o mundo, segundo a Pesquisa Global de Empresas Familiares 2021 da PwC, possuem um plano de sucessão robusto, documentado e comunicado.

A realidade é que poucas pessoas querem pensar em adoecer ou morrer inesperadamente. É uma possibilidade extremamente difícil de considerar, muito menos discutir com os familiares. Mas não ter essas conversas desafiadoras pode ser a sentença de morte de uma empresa familiar, porque em tempos de estresse, as tensões podem aumentar rapidamente. Grandes desacordos, principalmente aqueles que são emocionalmente carregados, podem destruir não apenas o negócio, mas também a família. 

Pensar proativamente no futuro e desenvolver um plano que considere diferentes cenários pode ajudar as famílias empresárias a permanecerem unidas diante de eventos inesperados. Se todos na família souberem o que vai acontecer e o que esperar após uma mudança não planejada — ou planejada, aliás — na liderança, os riscos associados a essa mudança podem ser minimizados.

Construindo uma base sólida para o futuro

Devido a estas razões, o John L. Ward Center for Family Enterprise da Northwestern’s Kellogg School of Management defende uma abordagem de crescimento e perseverança da continuidade adaptada às necessidades exclusivas de uma empresa familiar. 

Segundo o Centro, as empresas familiares devem desenvolver um planejamento de continuidade geracional. Este deve ser feito em quatro etapas principais:

  1. Perguntas que moldam os objetivos da família: Valores e Propósito

Entender porque a empresa familiar existe e qual é a sua missão, além de documentar essas informações, evita atritos de perspectivas, motivações e prioridades no negócio familiar ao longo do tempo. 

Segundo a PwC 2021, enquanto 73% das famílias de negócios em todo o mundo dizem ter um conjunto claro de valores familiares, apenas 44% documentaram seus valores familiares e a declaração de missão de sua empresa. 

O propósito pode ir além da criação de riqueza, abrangendo ideais como servir como um bom empregador, retribuir às comunidades onde a empresa, clientes e família residem e desenvolver o capital humano da família. Intimamente relacionada ao propósito está a missão, ou o que sua família faz para realizar seu propósito. Os valores podem abordar os tipos de riqueza, ou capital, mais importantes para a família: financeira, humana (saúde, talentos), intelectual (educação, experiências), social (relacionamentos, comunidade, histórias, lições de vida) e espiritual (fé). Segundo o Center, “pensar em termos de propósito mais amplo pode ser mais inclusivo para a família e oferecer uma oportunidade de longevidade além da vida útil de um ativo comercial”.

  1. Quais membros da família serão incluídos

A primeira é uma questão de liderança. Isto é, definir quem está tomando as decisões sobre o propósito e a missão da família. A segunda questão está relacionada aos constituintes da riqueza – sejam empresas operacionais, sistemas/membros familiares ou a comunidade em geral.

Ao se envolver com membros da família, transparência e consistência são fundamentais. Isso significa traçar uma linha sobre quem será e quem não será incluído nas discussões relacionadas aos negócios da família. Famílias diferentes desenharão linhas diferentes na areia; por exemplo, alguns podem optar por incluir cônjuges, enquanto outros não. Independentemente de onde a linha é traçada, a transparência e a consistência ajudarão a aumentar a confiança e melhorar quaisquer discussões e resultados.

  1. Crescimento e planos relacionados ao crescimento

É  incrivelmente valioso para os membros da família se envolverem em conversas para acordos a respeito dos planos de crescimento da empresa, assim é possível identificar sobreposições e temas comuns nas perspectivas de diferentes familiares.

É importante tratar de temas como definições e motivações, podendo incluir considerações financeiras e não financeiras; contexto estratégico e financeiro para metas de crescimento e opções para impulsionar o crescimento. Enquanto algumas famílias de negócios estão bem equipadas para facilitar esses tipos de discussões, outras podem achar benéfico contratar um facilitador terceirizado para moderar as discussões e ajudar a identificar sobreposições e temas comuns nas perspectivas de diferentes membros da família.

  1. Governança, Capital Humano e Operações

A governança se aplica amplamente a três áreas: governança familiar, governança da entidade operacional e governança de investimentos, bem como os mecanismos para coordenar a tomada de decisões nessas áreas: estruturas nas quais os ativos são mantidos; estruturação e execução da tomada de decisão; supervisão e monitoramento; divisão de responsabilidades e direito de decisão, além da promoção do diálogo multigeracional sobre metas de continuidade, inclusive no que se refere à riqueza. 

Capital Humano e Operações se referem a como a empresa familiar garantirá que tenha o talento e as operações certas para garantir que a visão seja executada. Uma empresa familiar pode tendenciar que os funcionários sejam membros da família, desta forma como reter, promover e incentivar esses funcionários sem criar problemas relacionados à nepotismo, “carona” ou objetivos movidos exclusivamente por dinheiro? Além do mais, pode ser um desafio para as empresas familiares recrutar e reter os melhores talentos da categoria, em parte devido à percepção de oportunidades limitadas de promoção e menos incentivos financeiros.

De forma geral, essas etapas muitas vezes são negligenciadas por serem consideradas de difícil aplicação, e muitas famílias simplesmente assumem que “o crescimento é bom” sem investir tempo para se aprofundar no desenvolvimento de um plano de continuidade.

Compartilhe esse artigo:

Insights Recentes

Anterior
Próximo

Inscreva-se para receber nossa newsletter.

Queremos
escutar você

Entre em contato:

Contato

(11) 2657-7314

São Paulo

Av. Brigadeiro Faria Lima, 4.221
1º Andar
CEP 04538-133

Porto Alegre

Rua Manoelito de Ornellas, 55
CEP: 90110-230

Florianópolis

Rua Bocaiuva, 2125 – 2º Andar
CEP 88015-530

Curitiba

Rua Pasteur, 463 – 13º Andar
CEP 80250-104

Joinville

Rua Expedicionário Holz, 550 – 13º Andar
CEP 89201-740

A Evermonte faz parte do grupo Evermonte Executive Search. Grupo de recrutamento e seleção executivo com reconhecida experiência no mercado nacional. A Evermonte está estruturada com as melhores práticas digitais para atender os mais complexos projetos no território brasileiro realizando o recrutamento e seleção de profissionais para alta gerência, C-Level e Top Management.