Evermonte Insights

Como atrair e reter os melhores executivos(as) em tecnologia?

Como atrair e reter os melhores executivos(as) em tecnologia

Em 2020, enquanto as big techs como Amazon e Facebook anunciavam a contratação de mais de 65 mil profissionais especialistas em tecnologia, empresas non-tech dispensavam seus colaboradores para sobreviver à crise, aumentando assim a taxa de turnover. Analogamente, pulsava em alguns experts da inovação o desejo de criar produtos e serviços disruptivos, e essa energia continuava a fortalecer a onda de abertura de startups.
 

No terceiro trimestre de 2021, o investimento em startups de IA bateu novo recorde global, com US$ 17,9 bilhões direcionados a empresas do ramo. No Brasil, os investimentos na área de tecnologia seguem a tendência global. Segundo o estudo “Performance of the private equity and venture capital industry” divulgado em novembro pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital, “o número de investimentos no setor de tecnologia aumentou desde 2010, e desde 2012 ultrapassou o número de investimentos não tecnológicos”. O estudo foi realizado com base em dados sobre investimentos na área de tecnologia desde 1984.

Os dados globais e brasileiros confirmam a orientação da economia para negócios da área tecnológica. Mas a demanda por executivos(as) da tecnologia não parte apenas desta vertente de negócios. Em 2019, antes mesmo do início da pandemia de Covid-19, mais de 40% da demanda de contratação de engenheiros de software e desenvolvedores provinha de companhias fora do setor de tecnologia no mercado de trabalho estadunidense, por exemplo.

Startups, big techs e non-techs competem por profissionais cada vez mais escassos no mercado. Mas, para companhias que veem a transformação digital como uma mudança urgente, o desafio do RH é ainda maior: é preciso atrair profissionais de tecnologia e retê-los, diminuindo o turnover, atividade que hoje requer uma atenção especial frente à competitividade crescente da área e ofertas profissionais cada vez mais vantajosas.

Como diminuir o turnover e reter executivos(as)

Toda empresa possui uma taxa de Turnover e é preciso mensurá-la e compará-la com os índices mais comuns do mercado para descobrir se a rotatividade de colaboradores está ou não dentro da média.  Na área de tecnologia, o turnover médio é de 42%. O sócio e líder da área de finanças da Evermonte, Artur de Castro, explica que, um dos tipos mais comuns de turnover é o voluntário, onde o colaborador escolhe se desligar da empresa.

Segundo pesquisa da Gallup, 75% dos turnovers voluntários podem ser influenciados pelas gerências. Mas para entender se este é o motivo de saída dos executivos(as), é preciso fazer uma pergunta básica: por que as pessoas saem da empresa? As respostas fornecidas pela pesquisa são relevantes para identificar as fontes que elevam a rotatividade de pessoas e, a partir dos insights, determinar formas de limitar mais saídas por tais motivos.

turnover-evermonte.jpeg


Profissionais que têm um rendimento acima da média em determinados nichos, especialmente entre executivos, são também aqueles que desenvolvem habilidades, experiências e conhecimentos distintos da maioria. Mas, para atingir tal nível, também enfrentaram desafios e precisam de autonomia para alcançar sua melhor performance. 

Ou seja, para atrair e reter executivos(as), em especial os mais valorizados do mercado, é necessário manter um ambiente que seja propício para novos aprendizados e que dê espaço para autonomia profissional. Uma das formas de conseguir esse engajamento que gera motivação para o time é viabilizar a criação de comitês de pessoas do time de TI com outras squads. Dessa forma, ganha-se na troca de conhecimento, de experiências e promove-se um ambiente de trocas que beneficia colaboradores e companhia, que tende a ver seu turnover diminuir.

Outra opção é o job rotation, que pode ser uma alternativa interessante para que o colaborador do time de TI possa se movimentar para um time distinto, onde ele terá a oportunidade de experimentar como é atuar em uma nova frente, mas contribuindo com conhecimentos técnicos de sua área de atuação.

talentos-executivos-evermonte.jpeg


Além disso, para trabalhar a retenção de executivos(as) e diminuir o turnover, a aplicação mais frequente da Avaliação de Clima é uma boa prática, visto que muitos executivos ainda estão em home office. A pesquisa permite que potenciais problemas sejam identificados no acompanhamento do clima organizacional e, com essa atenção, é possível contornar entraves que possam resultar em desligamentos.

Já para o longo prazo, uma estratégia mais dispendiosa e complexa é oferecer um percentual de participação do negócio ao colaborador por meio das cláusulas de cliff e vesting. 

Segundo a Pesquisa de Remuneração da Diretoria Executiva de TI de 2021 da Evermonte, o diferencial de uma proposta atrativa para cargo executivo no ramo da TI não reside no salário. Hoje, a faixa salarial média de 70% dos executivos no ramo de TI no Brasil está em torno de 33 mil reais. Ou seja, a remuneração do setor é atrativa hoje e contar com benefícios auxiliares pode ser o diferencial para a atração de um talento altamente requisitado.

A Evermonte destacou os benefícios em alta e mais desejados dos executivos em pesquisa própria feita com 2.154 perfis que está disponível para acesso gratuito. Clique aqui para acessar e descobrir o que pode fortalecer a proposta de emprego e diminuir o turnover da companhia


Siga a Evermonte nas redes sociais para ficar por dentro de nossos insights e projetos.

Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn

www.evermonte.com 

Compartilhe esse artigo:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Insights Recentes

Anterior
Próximo

Inscreva-se para receber nossa newsletter.

Queremos
escutar você

Entre em contato:

Porto Alegre

Av. Praia de Belas 1212 – 1123
CEP 90110-000
51 3533-8460

Florianópolis

Rua Bocaiuva, 2125 2º andar
CEP 88015-530
(48) 3029-3460

A Evermonte faz parte do grupo Evermonte Executive Search. Grupo de recrutamento e seleção executivo com reconhecida experiência no mercado nacional. A Evermonte está estruturada com as melhores práticas digitais para atender os mais complexos projetos no território brasileiro realizando o recrutamento e seleção de profissionais para alta gerência, C-Level e Top Management.

Este site faz uso de cookies. Ao acessar o site www.evermonte.com , você concorda com a inclusão de cookies em seu dispositivo.

Queremos
escutar você

Entre em contato:

São Paulo

Av. Brigadeiro Faria Lima, 4.221 – 1º Andar 
CEP 04538-133
(11) 2657-7314

Porto Alegre

Av. Praia de Belas 1212 – 1123
CEP 90110-000
(51) 3533-8460

Florianópolis

Rua Bocaiuva, 2125 2º andar
CEP 88015-530
(48) 3029-3460

A Evermonte faz parte do grupo Evermonte Executive Search. Grupo de recrutamento e seleção executivo com reconhecida experiência no mercado nacional. A Evermonte está estruturada com as melhores práticas digitais para atender os mais complexos projetos no território brasileiro realizando o recrutamento e seleção de profissionais para alta gerência, C-Level e Top Management.